Sobre Kathleen Cleaver

31317740_2105710939445517_7459315336437825536_n

Até hoje um dos rostos mais conhecidos dos Panteras Negras, Kathleen trabalhava como secretária para o SNCC (Student Non-Violent Coordinating Committee, ‘Comitê Coordenador Estudantil Não-Violento’) quando conheceu Eldridge Cleaver, durante um evento realizado em 1967. Naquele momento, Eldridge ainda não participava oficialmente do Partido Pantera Negra, já que estava em condicional.

Kathleen e Eldridge não tardaram a se aproximar afetivamente, e logo estavam envolvidos com a luta em favor da libertação de Huey Newton – que corria o risco de ser condenado à pena de morte, acusado de assassinar o policial John Frey. Já nessa ocasião, Kathleen desempenharia um papel crucial: foi dela a ideia de fazer manifestações em frente aos tribunais durante as sessões em que Huey foi julgado, a fim de atrair jornalistas. Kathleen também começou a distribuir comunicados à imprensa informando sobre outras manifestações dos Panteras Negras, assim se tornando a Secretária de Comunicações do Partido e uma de suas principais porta-vozes.

Em dezembro de 1967, Kathleen se casou com Eldridge, contra a vontade de sua família – já que ele ficara preso por nove anos. Os Cleavers se tornariam figuras centrais no Partido Pantera Negra: Eldridge seria um de seus principais ideólogos; Kathleen administraria as relações com a imprensa, planejaria eventos e manifestações e seria uma das mais importantes faces públicas dos Panteras.

Após a ruptura entre Huey Newton e Eldridge Cleaver que resultaria na expulsão deste, em 1971, os Cleavers fundaram outras organizações revolucionárias. O casal posteriormente se divorciaria; se Eldridge passaria a adotar posições políticas conservadoras, Kathleen Cleaver permaneceria fiel aos ideais progressistas, formando-se em direito, trabalhando ativamente na campanha pela libertação de Mumia Abu-Jamal e preservando o legado dos Panteras Negras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s