Sobre o “Novo Partido Pantera Negra”

O “Novo Partido Pantera Negra” foi fundado em 1989 por dissidentes da Nação do Islã e se apresenta como sucessor do Partido Pantera Negra original, fundado por Huey Newton e Bobby Seale. Contudo, o “Novo Partido Pantera Negra” defende ideias que, em vários pontos, contradizem as posições políticas dos Panteras Negras originais.

Seu “Programa”, por exemplo, se apropria do Programa de Dez Pontos do Partido Pantera Negra, reproduzindo trechos do texto original, mas introduz crenças religiosas, segregacionistas e nacionalistas que não faziam parte do ideário dos Panteras. Em vídeos disponibilizados na internet, representantes do “Novo Partido Pantera Negra” endossam discursos de ódio, permeados por crenças racistas e supremacistas, que contradizem explicitamente as ideias defendidas pelos Panteras Negras

originais. A esse propósito, considero pertinente reforçar que os Panteras Negras não eram racistas e não eram supremacistas; na verdade, eles foram criticados por organizações mais extremistas justamente por se aliarem a grupos revolucionários formados por brancos.

27972002_2022297911120154_3929980567307733839_n

Não obstante, o “Novo Partido Pantera Negra” procura legitimar-se pelo uso de elementos que remetem ao Partido Pantera Negra original — desde os uniformes até o logotipo, como pode ser percebido pela imagem que ilustra este texto. A impertinência dessa atitude pode ser percebida pelas veementes críticas da Fundação Huey Newton, criada para preservar o legado do Partido Pantera Negra, que comparou o “Novo Partido Pantera Negra” à KKK.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s